Berço interno 142 ganhou 1,50 metro com campanha de dragagem e agora passa a operar com 11,60 metros, igualando ao berço externo 141 e aumentando a capacidade de carga

A Portos do Paraná estabeleceu nesta quinta-feira, dia 21, em 11,60 metros o calado operacional do berço 142 (interno) do Píer Público de Graneis Líquidos (PPGL) do Porto de Paranaguá. A nova medida traz um ganho de 1,50 metro em relação ao parâmetro anterior e foi conquistada graças a campanha de dragagem finalizada no fim de outubro deste ano.

O novo calado foi homologado pela Marinha por meio da Capitania dos Portos, com parecer favorável da Praticagem, e já pode ser usufruído pelos operadores portuários.

“O aumento do calado do Berço 142 é um anseio dos operadores do PPGL há mais de 10 anos que finalmente se concretiza, fruto do esforço e dedicação da equipe da Portos do Paraná na contínua busca pela eficiência. Esse avanço proporcionará um significativo aumento na capacidade de embarque e desembarque de líquidos, resultando em redução de custos e ganhos na movimentação”, destacou o Diretor de Engenharia e Manutenção, Victor Hugo Kengo.

De acordo com a equipe da Gerência de Engenharia Marítima, a intenção dessa campanha de dragagem era igualar o calado do berço interno com o berço externo. 

Depois que a dragagem é finalizada, é realizado o Levantamento Hidrográfico, e este documento é encaminhado para avaliação da Marinha e da Praticagem. Com o parecer favorável de ambas as organizações, foi possível igualar o calado do píer interno com o píer externo, que já era de 11,60 metros. 

“A intenção era otimizar a operação. Agora, o navio que atracava no píer externo, pode atracar também no interno, com a mesma capacidade de carga”, explicou Kengo.

O berço 142 faz parte do Píer Público de Graneis Líquidos (PPGL) em conjunto com o berço 141, e é usado para carregamento ou descarregamento de produtos como óleos brutos de petróleo, óleo diesel, metanol e diversos tipos de gasolina, entre outros. Operam no local a CPA Terminal Paranaguá, CBL, Transpetro, Fospar e também a Cattalini (que também possui um terminal privado de líquidos).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?